Monday 6 April 2020

Conjuntivite e o Coronavírus

Olhos Vermelhos ou Conjuntivite também podem ser sintomas de Coronavírus

Além de causar o COVID-19, o novo coronavírus também pode levar à conjuntivite, e pesquisadores chineses dizem que o vírus pode se espalhar por lágrimas. Dos 38 pacientes com COVID-19, uma dúzia também teve olho vermelho (conjuntivite), segundo um novo estudo. Em dois pacientes, o coronavírus estava presente nos fluidos nasal e ocular. “Alguns pacientes com COVID-19 apresentam sintomas oculares, e talvez novos coronavírus estejam presentes nas secreções dos olhos de pacientes com COVID-19 “, disse o pesquisador Dr. Liang, do departamento de oftalmologia da Universidade das Três Gargantas da China, em Yichang.

conjuntivite

A conjuntiva é uma camada fina e transparente de tecido que reveste a pálpebra interna e cobre parte do branco do olho. Liang disse que o coronavírus pode invadi-lo em pacientes com pneumonia grave por COVID-19. Isso significa que o vírus pode se espalhar se alguém esfregar um olho infectado e tocar em outra pessoa – ou durante um exame oftalmológico, sugeriram os autores do estudo. Quanto mais grave o COVID-19 de um paciente, maior a probabilidade de ele também ter olhos vermelhos (uma espécie de conjuntivite).

Diante dessas descobertas, médicos e enfermeiros que tratam pacientes com COVID-19 devem usar óculos de proteção, além de outras roupas de proteção, bonés e luvas. Muitas pessoas estão recomendando o uso de mascaras de acrílico, semelhanste àquelas usadas por soldadores.
Reagindo à pesquisa, um oftalmologista da cidade de Nova York disse que as pessoas devem tomar medidas para evitar os olhos rosados. Isso inclui evitar tocar nos olhos e no rosto e usar óculos em vez de lentes de contato durante o surto de coronavírus. Oftalmologista DF

“Embora a conjuntivite seja uma manifestação rara desta doença, devemos tomar todas as precauções necessárias para prevenir a conjuntivite, incluindo a lavagem frequente das mãos”, disse o Dr. Prachi Dua, oftalmologista do Hospital de Olhos, Ouvidos e Garganta de Manhattan.
“Pacientes e médicos devem estar cientes de que o COVID-19 pode se manifestar com vermelhidão ocular, inchaço e lacrimejamento”, acrescentou. “Esses pacientes devem procurar atendimento adequado para diagnóstico e prevenção adequados da transmissão”.
Dr. Alfred Sommer, professor de epidemiologia e saúde internacional na Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, em Baltimore, escreveu um editorial que acompanhava o estudo. “Este é um aviso para as pessoas de que a conjuntiva pode ser uma fonte de infecção que pode se espalhar para outras pessoas”, disse ele. Isso significa que ele pode se espalhar pelas lágrimas das pessoas, um médico examinando seus olhos ou até mesmo alguém esfregando os olhos, recebendo coronavírus nos dedos e tocando outra pessoa, Sommer apontou. Ele observou que as diretrizes da Academia Americana de Oftalmologia recomendam que exames oftalmológicos regulares não sejam realizados durante a pandemia. É claro, acrescentou, emergências que podem afetar a visão ainda precisam ser tratadas imediatamente. Oftalmologista Brasilia
“As pessoas podem esperar um mês ou dois para fazer um exame oftalmológico de rotina”, disse Sommer, acrescentando: “Você pode obter um novo par de óculos prescritos a qualquer momento, não precisa fazer isso no meio de uma epidemia”.

Sintomas da conjuntivite

  • Coceira;
  • Intolerância à luz – Fotofobia;
  • Vermelhidão;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Pálpebras inchadas;
  • Pálpebras grudadas ao acordar;
  • Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana);
  • Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
  • Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral);
  • Visão borrada ou embaçada;

Prevenção

  • Não compartilhe maquiagem de outras pessoas;
  • Não compartilhe toalhas;
  • Lave as mãos com frequência e não coloque-as nos olhos;Use óculos de mergulho para nadar;
  • Use sempre óculos de proteção se for necessário no seu trabalho;
  • Não use remédios sem prescrição médica;
  • Evite nadar em piscinas sem cloro ou em lagos.

Tratamento

Não existe um tratamento específico para conjuntivite provocada por vírus.
O que se pode fazer é usar algumas táticas para diminuir os sintomas e o desconforto, até que seu sistema imunológico elimine a ameaça viral.
O soro fisiológico gelado e compressas nos olhos ajuda muito, limpar os olhos e as pálpebras com frequência, ou ainda, usar colírios lubrificantes e lágrimas artificiais.

O post Conjuntivite e o Coronavírus apareceu primeiro em Site-BR Sites Otimizados para Saúde e Medicina.



from
https://site-br.net/conjuntivite-e-o-coronavirus/

No comments:

Post a Comment

Marketing Médico MED-BR - Agência de Marketing Digital desde 1998

BUsiness Name: Marketing Médico MED-BR - Agência de Marketing Digital desde 1998 Full Address: Asa Norte CLN 116 Ed. Cedro Bloco I, sala 207...