Thursday 16 April 2020

Distúrbio de equilíbrio

OtorrinoO que é um distúrbio de equilíbrio?

Um distúrbio de equilíbrio é uma condição que faz você se sentir instável ou tonto, como se estivesse se movendo, girando ou flutuando, mesmo estando parado ou deitado. Os distúrbios do equilíbrio podem ser causados por certas condições de saúde, medicamentos ou um problema no ouvido interno ou no cérebro.

Nosso senso de equilíbrio é controlado principalmente por uma estrutura semelhante a labirinto no ouvido interno chamada labirinto, que é feita de ossos e tecidos moles. Em uma extremidade do labirinto, há um intrincado sistema de loops e bolsas, chamados canais semicirculares e órgãos otolíticos, que nos ajudam a manter o equilíbrio. No outro extremo, há um órgão em forma de caracol chamado cóclea, que nos permite ouvir. O termo médico para todas as partes do ouvido interno envolvidas no equilíbrio é o sistema vestibular.

Como funciona o sistema vestibular?

Nosso sistema vestibular trabalha com outros sistemas sensório-motores no corpo, como o sistema visual (olhos) e o sistema esquelético (ossos e articulações), para verificar e manter a posição do corpo em repouso ou em movimento. Também nos ajuda a manter um foco constante nos objetos, mesmo que a posição do nosso corpo mude. O sistema vestibular faz isso detectando forças mecânicas, incluindo a gravidade, que agem sobre nossos órgãos vestibulares quando nos movemos. Duas seções do labirinto nos ajudam a realizar essas tarefas: os canais semicirculares e os órgãos otolíticos. Otorrino Ceilandia

Os canais semicirculares são três voltas cheias de fluido dispostas aproximadamente em ângulo reto entre si. Eles dizem ao cérebro quando nossa cabeça se move de maneira rotativa ou circular, como quando balançamos a cabeça para cima e para baixo ou olhamos da direita para a esquerda.

Cada canal semicircular tem uma base rechonchuda, que contém uma estrutura em forma de gota de chuva preenchida com uma substância semelhante a gel. Essa estrutura, chamada cúpula, fica no topo de um aglomerado de células sensoriais, chamadas células ciliadas. As células ciliadas possuem longas extensões semelhantes a fios, chamadas estereocilia, que se estendem para o gel. Quando a cabeça se move, o fluido dentro do canal semicircular se move. Esse movimento faz com que a cúpula se dobre e os estereocílios dentro dela se inclinem para um lado. A ação de inclinação cria um sinal que viaja para o cérebro, informando o movimento e a posição da cabeça. Otorrino Taguatinga

Entre os canais semicirculares e a cóclea, estão os órgãos otolíticos, que são duas bolsas cheias de líquido chamadas utrículo e sáculo. Esses órgãos informam o cérebro quando nosso corpo está se movendo em linha reta, como quando nos levantamos ou andamos de carro ou de bicicleta. Eles também informam ao cérebro a posição de nossa cabeça em relação à gravidade, como estar sentado, recostado ou deitado.

Assim como os canais semicirculares, o utrículo e o sáculo têm células ciliadas sensoriais. Essas células ciliadas revestem o fundo de cada bolsa e seus estereocílios se estendem para uma camada semelhante a gel. No topo do gel há pequenos grãos feitos de carbonato de cálcio chamados otoconia. Quando você inclina a cabeça, a gravidade puxa os grãos, que então movem a estereocilia. Como nos canais semicirculares, esse movimento cria um sinal que informa ao cérebro a posição da cabeça. Otorrino DF

Nosso sistema visual trabalha com nosso sistema vestibular para impedir que os objetos embaçam quando nossa cabeça se move e para nos manter conscientes de nossa posição quando caminhamos ou quando andamos em um veículo. Os receptores sensoriais em nossas articulações e músculos também nos ajudam a manter o equilíbrio quando paramos ou andamos. O cérebro recebe, interpreta e processa as informações desses sistemas para controlar nosso equilíbrio.

Quais são os sintomas de um distúrbio do equilíbrio?

Se seu equilíbrio estiver prejudicado, você pode sentir como se a sala estivesse girando. Você pode cambalear ao tentar andar ou balançar ou cair ao tentar se levantar. Alguns dos sintomas que você pode ter são:

  • Tontura ou vertigem (sensação de rotação);
  • Caindo ou sentindo como se fosse cair;
  • Tontura, desmaio ou sensação de flutuação;
  • Visão embaçada;
  • Confusão ou desorientação.

Outros sintomas são náusea e vômito, diarreia, alterações na frequência cardíaca e pressão arterial e medo, ansiedade ou pânico. Algumas pessoas também se sentem cansadas, deprimidas ou incapazes de se concentrar. Os sintomas podem ir e vir por curtos períodos ou durar por períodos mais longos.

O que causa um distúrbio do equilíbrio?

Um distúrbio de equilíbrio pode ser causado por infecções virais ou bacterianas no ouvido, um ferimento na cabeça ou distúrbios da circulação sanguínea que afetam o ouvido interno ou o cérebro. Muitas pessoas experimentam problemas com seu senso de equilíbrio à medida que envelhecem. Problemas de equilíbrio e tontura também podem resultar do uso de certos medicamentos.

Além disso, problemas nos sistemas visual e esquelético e no sistema nervoso e circulatório podem ser a fonte de alguns problemas de postura e equilíbrio. Um distúrbio do sistema circulatório, como pressão arterial baixa, pode levar a uma sensação de tontura quando subitamente nos levantamos. Problemas nos sistemas esqueléticos ou visuais, como artrite ou desequilíbrio dos músculos oculares, também podem causar problemas de equilíbrio. No entanto, muitos distúrbios do equilíbrio podem começar de repente e sem causa óbvia.

Quais são alguns tipos de distúrbios do equilíbrio?

  • A labirintite é uma infecção ou inflamação do ouvido interno que causa tontura e perda de equilíbrio. Frequentemente está associado a uma infecção respiratória superior, como a gripe.
  • A doença de Ménière está associada a uma mudança no volume de líquidos dentro de partes do labirinto. A doença de Ménière causa episódios de vertigem, perda auditiva irregular, zumbido (zumbido ou zumbido no ouvido) e sensação de plenitude no ouvido. A causa desta doença é desconhecida.
  • A neuronite vestibular é uma inflamação do nervo vestibular e pode ser causada por um vírus. Seu principal sintoma é vertigem.
  • A fístula perilinfa é um vazamento de líquido do ouvido interno no ouvido médio. Pode ocorrer após uma lesão na cabeça, mudanças drásticas na pressão atmosférica (como no mergulho), esforço físico, cirurgia no ouvido ou infecções crônicas no ouvido. Seu sintoma mais notável, além de tonturas e náuseas, é a instabilidade ao caminhar ou ficar em pé, que aumenta com a atividade e diminui com o repouso. Alguns bebês podem nascer com fístula perilinfa, geralmente associada à perda auditiva presente no nascimento.
  • A síndrome do mal de descarte (MdDS) é um distúrbio de equilíbrio no qual você se sente como se estivesse balançando ou balançando continuamente. Geralmente acontece após um cruzeiro oceânico ou outras viagens marítimas. Geralmente, os sintomas desaparecem em questão de horas ou dias após a chegada à terra. No entanto, casos graves podem durar meses ou até anos.

O post Distúrbio de equilíbrio apareceu primeiro em Site-BR Sites Otimizados para Saúde e Medicina.



from
https://site-br.net/disturbio-de-equilibrio/

No comments:

Post a Comment

Marketing Médico MED-BR - Agência de Marketing Digital desde 1998

BUsiness Name: Marketing Médico MED-BR - Agência de Marketing Digital desde 1998 Full Address: Asa Norte CLN 116 Ed. Cedro Bloco I, sala 207...